sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Abaixo o acordo!

Ora bem, hoje tive a chata, mas já expectável, notícia na redacção que íamos adoPtar o novo acordo ortográfico para o site do programa, que é a parte escrita mais vísivel aqui do sítio.

Embora já estivesse à espera, visto haver um prazo para se tornar regra geral, desejei, aqui para mim, que isso ainda demorasse muito tempo. Não por querer ficar agarrada ao passado ou por ser saudosista (que sou), mas porque NÃO CONCORDO! Não concordo, nem irei concordar tão cedo...provavelmente até me habituar (o que vai demorar 7 vidas). Que sentido tem tirar os P's e os C's do meio das palavras? E os hífens? Para além de confuso fica feio e sinto-me abrasileirada no meu próprio país.

Sem contar que o meu Word também não está para essas brincadeiras e se me aventurar a ser moderninha com ele, manda-me uns riscos vermelhos nas palavras, o que me enerva como se não houvesse amanhã e isto assim não há condições para trabalhar...

Tenho amigas que, por trabalharam em imprensa, já tiveram que o adoPtar há muito tempo e estão tão habituadas que até sms conforme o acordo, mandam. Detesto.

Mas vá...o que se pode fazer? Aceitar, é o que me resta. Aqui já se imprimiu um documento de várias páginas com as regras...mas eu recuso-me a pegar nele. Até daqui a uns dias, pois a partir de 1 de Outubro tenho que ter as novas regras de escrita decoradas e infiltradas em mim e no meu cérebro jornalístico. E chateia-me.

Afinal isto serve para quê? Para facilitar a vida de quem sempre teve dúvidas se punha um P antes do T aqui, um acento ali ou um hífen acolá? Haja paciência...ou "passienssia"...eu sei lá o que lhes passa pela cabeça...


SB

1 comentário:

  1. Eu nunca fui muito boa a português mas isto do novo acordo realmente veio tornar mais confuso ou mais fácil, ainda não sei bem.

    ResponderEliminar