segunda-feira, 11 de julho de 2011

ALIVE - a memória

Mais um Optimus Alive. O quinto. Para quem não se lembra em 2007 o nome era outro...Oeiras Alive! E foi um sucesso desde o ínicio. Disso lembro-me bem. Para ser sincera quase não me lembro que bandas fui ver, mas lembro-me que foi ainda em Junho, dias 8, 9 e 10.
A Optimus já era patrocinadora e já dava o nome ao palco principal. Um ano mais tarde passaria a dar o nome ao próprio evento. O que me aliviou, confesso. Eu vivo em Oeiras e detestava quando alguém que de longe se referia ao passeio marítimo de Algés como sendo Oeiras, porque vamos ser sinceros...Oeiras é bem mais bonita que Algés. Mas defesas de freguesias à parte, o que conta é que o pouco utilizado passeio marítimo se encheu de gente durante aqueles dias e agora recebe, anualmente, a visita de milhares de festivaleiros. 
O segundo palco dava pelo nome de Sagres Mini...hoje é Super Bock. O terceiro palco estava longe de existir...assim como o Coreto com os Homens da Luta, as bicletas cor-de-laranja e a quantidade de marcas presentes no local. Em 2007 era tudo em ponto pequeno. Menos as bandas...Pearl Jam (sim, já tinham lá estado no primeiro ano), Beastie Boys, Smashing Pumpkins, White Stripes e Linkin Park fizeram as delícias dos fãs e dos curiosos sobre este novo evento.
O Alive prometia ganhar espaço no panorama musical português...e não faltou à promessa. Hoje, é um dos mais conceituados festivais na Europa e vêm pessoas de vários países assistir aos concertos, aproveitando a praia a poucos quilómetros e o bom tempo que Portugal se orgulha de ter. Lembro-me de ver concertos, de jantar na zona de restauração, de tirar muitas fotos e pouco mais.


Falhei dois anos e em 2010 voltei. Estava tudo diferente. E em 2011 mais diferente ainda. O espaço está maior, com mais metros quadrados, mais horas de música, arte, cultura e animação. E este ano eu já não ia como mera espectadora. Ia para trabalhar. Ia fazer reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário