domingo, 13 de novembro de 2011

Hello Switzerland

Em meados de Outubro fui em reportagem para a Suiça.

Cansativo, trabalhoso, stressante...mas tão giro. Chegámos lá de noite e tínhamos à nossa espera um senhor com uma plaquinha com os nossos nomes...daquelas coisas que eu via em filmes, mas nunca tinha vivido. Levou-nos até ao destino, a uma hora de distância. Imaginem depois de um dia de trabalho, horas à espera no aeroporto porque o voo atrasou, ainda ter que fazer uma viagenzinha de carro. Nem dormir consegui porque eles iam os dois, o motorista e o meu reporter de imagem, a falar alegremente de tudo e mais alguma coisa. Chegámos ao hotel, 5 estrelas, no cimo de um vale lindíssimo, o quarto digno de uma revista de decoração...toda eu me sentia uma princesa, mas estava tão cansada que caí na cama. No dia seguinte, toca a levantar às 7h da manhã para um pequeno-almoço de trabalho!!!! (só queria comer descansada....)
Vale de Wollerau (perto de Zurique)

O dia foi todo passado na fábrica e escritórios da empresa, uma marca de joias, muito conhecida na Suiça. Sempre gostei de ir a fábricas, aos sítios onde é feita a produção. Adoro ver todos os passos pelos quais os produtos têm que passar até chegar ao destino final. Já fui a várias fábricas, mas uma de joias é diferente...tem outro encanto. Para começar é mais limpinha que qualquer outra que seja de comida... E depois é um sítio com magia, com classe... Com etapas muito pormenorizadas, com um trabalho feito à mão muito minucioso e perfeitinho. A parte do design, dos desenhos nos próprios anéis, de cravar os diamantes, do polimento... Adorei. E adorei conhecer a filosofia de uma empresa, em que os patrões almoçam à mesa com os empregados, em que todos se tratam pelo nome, em que há um sorriso na cara de toda a gente, um ambiente de trabalho invejável que se sente mesmo só estando lá um dia. Tudo sob um edificio auto-sustentável, que absorve o calor no verão para usar no inverno e vice-versa, e que não gasta dinheiro e recursos em óleo ou electricidade ou ar condicionado. Acho espectacular.

No dia seguinte visitámos outra cidade, Luzern, para ir filmar a loja da marca. Uma cidade romântica. Muito suíça. Muito típica. Estivemos menos tempo do que eu gostaria, porque tínhamos que voltar para Portugal nesse dia. (mais uma horas de atraso no voo para ajudar)


Trouxemos chocolates suíços para casa (ainda acabei com uns lá) e posso por mais um país na minha lista de viagens. Não conheci tanto como gostaria, mas deu para conhecer um bocadinho.

Agora, já estou à espera da próxima viagem.

SB

Sem comentários:

Enviar um comentário