terça-feira, 31 de maio de 2011

Os primeiros nervos

Uma das experiências que mais marcou o meu início no mundo jornalístico pós-faculdade, foi uma das primeiras entrevistas que fiz. Uma entrevista a um dos grandes nomes da representação em Portugal: Eunice Muñoz.

Fui a um ensaio da peça "O comboio da Madrugada" aberto à Imprensa. Ia nervosíssima. Não tinha quase nenhuma experiência nestas andanças. E tinha medo de falhar, ia estar rodeada por um mar de jornalistas, que me iam achar uma miúda ali no meio, e ia entrevistar uma das actrizes a que se reconhece mais talento em Portugal.

Vi atentamente o acto com que nos presentearam. Eunice Muñoz, como sempre, deu um espectáculo de representação, sentimento, profundidade de palavras e olhares, passando de sorrisos a choro num instante e a fazer as delícias de quem gosta de sentir as sensações que só o teatro dá.
Quando acabou o acto, todos os actores se juntaram para uma curta conferência de imprensa. A seguir vinham as entrevistas singulares. Falei com Pedro Caeiro e Lídia Muñoz, dois dos actores da peça. Quando finalmente o lugar ao lado de Eunice Muñoz vagou, ataquei-o com convicção, mas com as pernas quase a tremer. Estava nervosa... Não queria errar, queria fazer boa figura...


Eunice Muñoz, super simpática, respondeu a tudo o que lhe perguntei, mesmo sendo já a 157ª vez que repetia as mesmas palavras. Nada arrogante e sempre com um sorriso quase de "avó". Para ser sincera, praticamente não ouvi nada do que ela disse...os meus pensamentos naquele momento tornaram-se demasiado sonoros. 
Quando a entrevista acabou tive que fazer um "vivo" final para a câmara e a voz quase não me saía.

Agora olho para essas imagens e sorrio... Não tinha razão para estar assim. E quando saí de lá, pensei: é mesmo isto que quero fazer o resto da vida!

Um mês depois comecei a trabalhar num sítio onde faço isso, onde faço o que gosto. E agora antes de sair em reportagem e antes de fazer entrevistas fico com borboletas na barriga...mas não é de nervosismo, é com ansiedade de chegar lá.

SB.

3 comentários:

  1. Confesso que nunca fui a maior fã da Eunice Muñoz, apesar de lhe reconhecer um talento inacreditável. Mas deve ter sido uma experiência inacreditável, começar logo a entrevistar um nome tão sonante. Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo....
    Devia ter sido uma experiencia incrivel.

    Eu estou aqui, se quiseres seguir: http://sempreanonimato.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Um começo em grande, com um grande nome e que, espero, indício de um grande caminho.

    ResponderEliminar